quarta-feira, 28 de outubro de 2009

África - Regionalização


África é divida em duas grandes regiões, chamadas de África do Norte e África Subsaariana.
A África do Norte compreende a porção setentrional do continente, onde se encontra o Deserto de Saara, e é banhada pelo Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Essa região é constituída por população relativamente branca, descendentes de árabes e islâmicos, e apresentam uma das melhores condições de vida do continente. Árgelia, Egito, Líbia, Marrocos, Mauriânia e Tunísia são os países pertencentes à África do Norte.
Possui uma grande concentração populacional localizada no litoral do Mar Mediterrâneo. Em virtude de condições naturais desfavoráveis, a agropecuária é pouco desenvolvida, embora empregue grande parte da população ativa desses países. Nas atividades econômicas destaca-se a agricultura mediterrânea, em que se cultivam vinhas, oliveiras, críticos e tâmaras. E também pratica-se a pecuária extensiva nas áreas semiáridas e a pecuária nômade no deserto. Além disso, a proximidade do mar facilita o comércio entre esses países africanos e os de outros continentes.

A África Subsaariana é localizada ao sul do Deserto de Saara. Sua população é relativamente negra, e essa região possui umas das piores condições de vida do continente; algumas áreas apresentam extrema pobreza e mais de 30% dos subsaarianos sofrem de fome crônica. Essa situação se deve a exploração colonial que essa área sofreu em um passado recente. Os colonizadores não respeitaram os povos que moravam ali, e ocasionaram uma divisão política arbitrária, que colocaram dentro das mesmas fronteiras etnias rivais ou separaram grupos étnicos em territórios diferentes. Por essa política, até hoje existem diversos conflitos étnicos no continente.

Na agricultura, encontra-se a agricultura de subsistência, que prejudica ainda mais a situação da região por fazer o uso inadequado dos solos. Porém, a África do Sul é uma exceção em toda a África Subsaariana, pois atingiu certo grau de industrialização e modernização devido à grande presença de ouro, ferro e pedras preciosas em seu território.

3 comentários:

  1. Gente eu estou dando este assunto e sei mas ou menos como é, mas preferir estudar pela net e percebi que tem um negocio errado, é Africa Islâmica e não Africa do norte.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Julie Anne
    o nome "original" é Africa islâmica,mas o termo Africa do norte tbm está correto,pois a Africa islâmica está localizada no Norte e eu adorei o site...
    beijokas

    ResponderExcluir