quarta-feira, 28 de outubro de 2009

África - Aspectos Naturais

Podemos dividir a África em três porções principais: Planalto Setentrional, Planalto Centro-Meridional e Planalto Oriental.
No Planalto Setentrional, localiza-se o Deserto de Saara, e compreende países como Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Egito. Ao noroeste encontra-se o Magreb onde os traços físicos mais marcantes são a Cadeia do Atlas, junto ao Mar Mediterrâneo.
No Planalto Centro-Meridional, em gera,l constituem elevadas altitudes. Porém a Bacia do Rio Congo e o Deserto do Kalahari são exceções, porque possuem duas grandes depressões.
No Planalto Oriental é uma região de origem vulcânica, banhada pelo Oceano Índico, onde se localiza altitudes elevadas e depressões, ou fossas tectônicas. Compreende países como Comores, Dijibouti, Eritreia, Etiópia, Quénia, entre outros. A região possui lagos como o Tanganica, o Vitória e o Niassa, frutos de atividade geológica ocasionada por vulcões.

● Clima
A África apresenta clima temperado, semi-árido, equatorial, quente e úmido o ano todo, tropical quente com invernos secos, desértico, tropical e mediterrâneo.

● Vegetação
A África possui uma diversificada vegetação, influenciada pelos seus variados climas, pelo relevo, entre outros fatores. Podemos destacar: florestas tropicais e equatoriais úmidas, abrangendo a Floresta do Congo; as savanas, presente em regiões mais delimitadas; os estepes, que são vegetações rasteiras; campos temperados ou pradarias, na porção sudeste; vegetação mediterrânea nas áreas mais próximas do Mar Mediterrâneo; e vegetação desértica, que caracteriza-se pela adaptação à falta de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário