quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Apartheid


O Apartheid ocorreu na África do Sul, e foi um regime de segregação racial, segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separados dos brancos, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidadãos. Os negros não podiam frequentar os mesmos lugares que os brancos, não podiam participar da política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das reservadas dos brancos, chamadas de bantustões.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

África - Regionalização


África é divida em duas grandes regiões, chamadas de África do Norte e África Subsaariana.
A África do Norte compreende a porção setentrional do continente, onde se encontra o Deserto de Saara, e é banhada pelo Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Essa região é constituída por população relativamente branca, descendentes de árabes e islâmicos, e apresentam uma das melhores condições de vida do continente. Árgelia, Egito, Líbia, Marrocos, Mauriânia e Tunísia são os países pertencentes à África do Norte.
Possui uma grande concentração populacional localizada no litoral do Mar Mediterrâneo. Em virtude de condições naturais desfavoráveis, a agropecuária é pouco desenvolvida, embora empregue grande parte da população ativa desses países. Nas atividades econômicas destaca-se a agricultura mediterrânea, em que se cultivam vinhas, oliveiras, críticos e tâmaras. E também pratica-se a pecuária extensiva nas áreas semiáridas e a pecuária nômade no deserto. Além disso, a proximidade do mar facilita o comércio entre esses países africanos e os de outros continentes.

A África Subsaariana é localizada ao sul do Deserto de Saara. Sua população é relativamente negra, e essa região possui umas das piores condições de vida do continente; algumas áreas apresentam extrema pobreza e mais de 30% dos subsaarianos sofrem de fome crônica. Essa situação se deve a exploração colonial que essa área sofreu em um passado recente. Os colonizadores não respeitaram os povos que moravam ali, e ocasionaram uma divisão política arbitrária, que colocaram dentro das mesmas fronteiras etnias rivais ou separaram grupos étnicos em territórios diferentes. Por essa política, até hoje existem diversos conflitos étnicos no continente.

Na agricultura, encontra-se a agricultura de subsistência, que prejudica ainda mais a situação da região por fazer o uso inadequado dos solos. Porém, a África do Sul é uma exceção em toda a África Subsaariana, pois atingiu certo grau de industrialização e modernização devido à grande presença de ouro, ferro e pedras preciosas em seu território.

África - Aspectos Naturais

Podemos dividir a África em três porções principais: Planalto Setentrional, Planalto Centro-Meridional e Planalto Oriental.
No Planalto Setentrional, localiza-se o Deserto de Saara, e compreende países como Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Egito. Ao noroeste encontra-se o Magreb onde os traços físicos mais marcantes são a Cadeia do Atlas, junto ao Mar Mediterrâneo.
No Planalto Centro-Meridional, em gera,l constituem elevadas altitudes. Porém a Bacia do Rio Congo e o Deserto do Kalahari são exceções, porque possuem duas grandes depressões.
No Planalto Oriental é uma região de origem vulcânica, banhada pelo Oceano Índico, onde se localiza altitudes elevadas e depressões, ou fossas tectônicas. Compreende países como Comores, Dijibouti, Eritreia, Etiópia, Quénia, entre outros. A região possui lagos como o Tanganica, o Vitória e o Niassa, frutos de atividade geológica ocasionada por vulcões.

● Clima
A África apresenta clima temperado, semi-árido, equatorial, quente e úmido o ano todo, tropical quente com invernos secos, desértico, tropical e mediterrâneo.

● Vegetação
A África possui uma diversificada vegetação, influenciada pelos seus variados climas, pelo relevo, entre outros fatores. Podemos destacar: florestas tropicais e equatoriais úmidas, abrangendo a Floresta do Congo; as savanas, presente em regiões mais delimitadas; os estepes, que são vegetações rasteiras; campos temperados ou pradarias, na porção sudeste; vegetação mediterrânea nas áreas mais próximas do Mar Mediterrâneo; e vegetação desértica, que caracteriza-se pela adaptação à falta de chuvas.

África


A África é o terceiro maior continente, e o segundo mais populoso do planeta. Possui grande diversidade étnica, cultura, e política.
O continente passou por vários processos ao longo do tempo, nos quais contribuiram para que se tornasse um dos mais pobres do planeta, com os menores índices de IDH. Apesar disso, existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável, assim não existe nenhum país realmente desenvoldido na África.