quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Apartheid
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
África - Regionalização
A África do Norte compreende a porção setentrional do continente, onde se encontra o Deserto de Saara, e é banhada pelo Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo. Essa região é constituída por população relativamente branca, descendentes de árabes e islâmicos, e apresentam uma das melhores condições de vida do continente. Árgelia, Egito, Líbia, Marrocos, Mauriânia e Tunísia são os países pertencentes à África do Norte.
Possui uma grande concentração populacional localizada no litoral do Mar Mediterrâneo. Em virtude de condições naturais desfavoráveis, a agropecuária é pouco desenvolvida, embora empregue grande parte da população ativa desses países. Nas atividades econômicas destaca-se a agricultura mediterrânea, em que se cultivam vinhas, oliveiras, críticos e tâmaras. E também pratica-se a pecuária extensiva nas áreas semiáridas e a pecuária nômade no deserto. Além disso, a proximidade do mar facilita o comércio entre esses países africanos e os de outros continentes.
A África Subsaariana é localizada ao sul do Deserto de Saara. Sua população é relativamente negra, e essa região possui umas das piores condições de vida do continente; algumas áreas apresentam extrema pobreza e mais de 30% dos subsaarianos sofrem de fome crônica. Essa situação se deve a exploração colonial que essa área sofreu em um passado recente. Os colonizadores não respeitaram os povos que moravam ali, e ocasionaram uma divisão política arbitrária, que colocaram dentro das mesmas fronteiras etnias rivais ou separaram grupos étnicos em territórios diferentes. Por essa política, até hoje existem diversos conflitos étnicos no continente.
África - Aspectos Naturais
No Planalto Setentrional, localiza-se o Deserto de Saara, e compreende países como Marrocos, Tunísia, Argélia, Líbia e Egito. Ao noroeste encontra-se o Magreb onde os traços físicos mais marcantes são a Cadeia do Atlas, junto ao Mar Mediterrâneo.
No Planalto Centro-Meridional, em gera,l constituem elevadas altitudes. Porém a Bacia do Rio Congo e o Deserto do Kalahari são exceções, porque possuem duas grandes depressões.
No Planalto Oriental é uma região de origem vulcânica, banhada pelo Oceano Índico, onde se localiza altitudes elevadas e depressões, ou fossas tectônicas. Compreende países como Comores, Dijibouti, Eritreia, Etiópia, Quénia, entre outros. A região possui lagos como o Tanganica, o Vitória e o Niassa, frutos de atividade geológica ocasionada por vulcões.
● Clima
A África apresenta clima temperado, semi-árido, equatorial, quente e úmido o ano todo, tropical quente com invernos secos, desértico, tropical e mediterrâneo.
● Vegetação
A África possui uma diversificada vegetação, influenciada pelos seus variados climas, pelo relevo, entre outros fatores. Podemos destacar: florestas tropicais e equatoriais úmidas, abrangendo a Floresta do Congo; as savanas, presente em regiões mais delimitadas; os estepes, que são vegetações rasteiras; campos temperados ou pradarias, na porção sudeste; vegetação mediterrânea nas áreas mais próximas do Mar Mediterrâneo; e vegetação desértica, que caracteriza-se pela adaptação à falta de chuvas.
África
O continente passou por vários processos ao longo do tempo, nos quais contribuiram para que se tornasse um dos mais pobres do planeta, com os menores índices de IDH. Apesar disso, existem alguns poucos países com um padrão de vida razoável, assim não existe nenhum país realmente desenvoldido na África.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Globalização
11 de setembro de 2001
Na manhã deste mesmo dia, um terceiro avião, o American Airlaines Flight 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. A versão oficial do governo americano diz que os passageiros enfrentaram os tais seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Esses atentados deixaram 3234 pessoas mortas e o desaparecimento de 24.
Porém, há uma nova teoria. Algumas pessoas creem que o verdadeiro responsável pelos ataques do 11 de setembro, é o ex presidente americano George W. Bush. Mas qual motivo para ele ter armado a morte de mais de 3.000 pessoas? Muito simples: com esse ataque, os cidadãos americanos iriam incentivar sua invasão ao Iraque, na tentiva de tirar o petróleo desse país.
Será?
○ Dicas de filmes: As Torres Gemeas
FICHA DO FILME
Título original: World Trade Center
Diretor: Oliver Stone
Elenco: Nicolas Cage, Michael Peña, Maggie Gyllenhaal
Gênero: Drama
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA
Dois policiais são soterrados pela queda do World Trade Center no ataque de 11 de setembro de 2001. O diretor Oliver Stone mostra a tragédia sob a perspectiva deles.
Terrorismo no Brasil
O Terrorismo no Brasil, ocorreu nos anos 60, como manifestação ao golpe que instalou a ditadura militar no nosso país.
Nesse período, foramaram-se grupos de guerrilha urbana e rural, constituído por estudantes e intelectuais que eram opositores ao regime ditatorial. Por meio do terrorismo de Estado, foram praticados atos muito violentos - como por exemplo, torturas e assassinatos - para acabar com os opositores. Gilberto Gil e Caetano Veloso são exemplos de opositores que foram perseguidos na época.
A Bomba no Rio Centro foi uma tentativa de ataque à bomba que jogaram no centro da cidade do Rio de Janeiro, durante uma comemoração pelo Dia do Trabalho, em 1981. A bomba estava no colo de um saldado que estava dentro do carro, e explodiu acidentalmente enquanto o mesmo a armava. O governo acusou os opositores, porém, comprovaram que este atentado foi armado pelo próprio Estado.
quinta-feira, 19 de março de 2009
Terrorismo
●Terrorismo mercenário: