quinta-feira, 2 de abril de 2009
Globalização
11 de setembro de 2001
Na manhã deste mesmo dia, um terceiro avião, o American Airlaines Flight 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. A versão oficial do governo americano diz que os passageiros enfrentaram os tais seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Esses atentados deixaram 3234 pessoas mortas e o desaparecimento de 24.
Porém, há uma nova teoria. Algumas pessoas creem que o verdadeiro responsável pelos ataques do 11 de setembro, é o ex presidente americano George W. Bush. Mas qual motivo para ele ter armado a morte de mais de 3.000 pessoas? Muito simples: com esse ataque, os cidadãos americanos iriam incentivar sua invasão ao Iraque, na tentiva de tirar o petróleo desse país.
Será?
○ Dicas de filmes: As Torres Gemeas
FICHA DO FILME
Título original: World Trade Center
Diretor: Oliver Stone
Elenco: Nicolas Cage, Michael Peña, Maggie Gyllenhaal
Gênero: Drama
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA
Dois policiais são soterrados pela queda do World Trade Center no ataque de 11 de setembro de 2001. O diretor Oliver Stone mostra a tragédia sob a perspectiva deles.
Terrorismo no Brasil
O Terrorismo no Brasil, ocorreu nos anos 60, como manifestação ao golpe que instalou a ditadura militar no nosso país.
Nesse período, foramaram-se grupos de guerrilha urbana e rural, constituído por estudantes e intelectuais que eram opositores ao regime ditatorial. Por meio do terrorismo de Estado, foram praticados atos muito violentos - como por exemplo, torturas e assassinatos - para acabar com os opositores. Gilberto Gil e Caetano Veloso são exemplos de opositores que foram perseguidos na época.
A Bomba no Rio Centro foi uma tentativa de ataque à bomba que jogaram no centro da cidade do Rio de Janeiro, durante uma comemoração pelo Dia do Trabalho, em 1981. A bomba estava no colo de um saldado que estava dentro do carro, e explodiu acidentalmente enquanto o mesmo a armava. O governo acusou os opositores, porém, comprovaram que este atentado foi armado pelo próprio Estado.