quinta-feira, 2 de abril de 2009

Globalização


Globalização é, tecnicamente, o mundo em que vivemos hoje. Por exemplo, hoje, é muito mais fácil nós termos acesso a informações do que a 20 anos atrás; o consumismo aumentou por causa da mídia, com a inovação dos meios de comunicação, e, aumentando o consumismo, também aumenta a produção industrial. Resumindo, a globalização é o conjunto de transformações recentes na economia do planeta.

A globalização não é uma prática recente. Ela existe desde a época das grandes navegações, quando os comerciantes usavam as caravelas, para buscar os produtos e vender em seus respectivos países.

Apesar da globalização ser acompanhada em vários países, ela não consegue atingir a todos igualmente. Há países com uma grande desigualdade social, com pessoas que não tem nem mesmo o que comer, quanto mais ter acesso a informações e inovações tecnologicas.

Apesar da globalização ser muito útil em nossas vidas atualmente, ela também tem suas desvantagens: problemas ambientais - aquecimento global, por exemplo -, desemprego, e o aumento do consumismo, tornando tudo que compramos descartável.

11 de setembro de 2001




11 de setembro de 2001. O dia que será lembrado para sempre na história americana. O dia que o mundo parou para olhar o World Trade Center, em Novar York, EUA, onde ocorreu ataques suicidas, coordenados pela Al-Qaeda - grupo terrorista, que tem como um de seus dirigentes o Osama Bin Laden. Dois aviões comerciais foram invadidos por terroristas, nos quais se colidiram conta as torres gêmeas, deixando mais de 3.000 mortos.
Na manhã deste mesmo dia, um terceiro avião, o American Airlaines Flight 77, foi direcionado pelos seqüestradores para uma colisão contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virgínia. A versão oficial do governo americano diz que os passageiros enfrentaram os tais seqüestradores e que, durante este ataque, o avião caiu. Esses atentados deixaram 3234 pessoas mortas e o desaparecimento de 24.
Porém, há uma nova teoria. Algumas pessoas creem que o verdadeiro responsável pelos ataques do 11 de setembro, é o ex presidente americano George W. Bush. Mas qual motivo para ele ter armado a morte de mais de 3.000 pessoas? Muito simples: com esse ataque, os cidadãos americanos iriam incentivar sua invasão ao Iraque, na tentiva de tirar o petróleo desse país.
Será?



Dicas de filmes: As Torres Gemeas


FICHA DO FILME


Título original: World Trade Center
Diretor: Oliver Stone
Elenco: Nicolas Cage, Michael Peña, Maggie Gyllenhaal
Gênero: Drama

Ano: 2006
Classificação: Não recomendado para menores de 12 anos
País: EUA

Dois policiais são soterrados pela queda do World Trade Center no ataque de 11 de setembro de 2001. O diretor Oliver Stone mostra a tragédia sob a perspectiva deles.

Terrorismo no Brasil



O Terrorismo no Brasil, ocorreu nos anos 60, como manifestação ao golpe que instalou a ditadura militar no nosso país.



Nesse período, foramaram-se grupos de guerrilha urbana e rural, constituído por estudantes e intelectuais que eram opositores ao regime ditatorial. Por meio do terrorismo de Estado, foram praticados atos muito violentos - como por exemplo, torturas e assassinatos - para acabar com os opositores. Gilberto Gil e Caetano Veloso são exemplos de opositores que foram perseguidos na época.

A Bomba no Rio Centro foi uma tentativa de ataque à bomba que jogaram no centro da cidade do Rio de Janeiro, durante uma comemoração pelo Dia do Trabalho, em 1981. A bomba estava no colo de um saldado que estava dentro do carro, e explodiu acidentalmente enquanto o mesmo a armava. O governo acusou os opositores, porém, comprovaram que este atentado foi armado pelo próprio Estado.